Você está aqui: Capa -> Curiosidades -> Para que serve e quais são as fontes de sais minerais

Para que serve e quais são as fontes de sais minerais

Sais Minerais

Sais minerais

Sais minerais

Cálcio: atua na formaão dos tecidos, ossos, dentes, age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos
Fontes: queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, couve, amendoim, castanha de caju, nabo, chicória, feijão, lentilha

Fósforo: atua na formação de ossos e dentes.
Fontes: carnes, miúdos, aves, peies, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.

Ferro: indispensável na formaão do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo.
Fontes: fígado, rim, coração, gema de ovo, leguminosas, verduras, nozes.

Iodo: faz funcionar a glândula tireóide, ativa o funcionamento cerebral, permite que os músculos armazene oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos.
Fontes: agrião, alcachofra, alface, alho, cebola, cenoura, tomate, frutos do mar, vegetais.

Cloro: constitui suco gástrico e pancreático.
Fontes: sal de cozinha, frutos do mar, leite, carnes, ovos.

Potássio: atua na associação ao sódio, regulariza as batidas do coração e o sistema muscular. Contribui para a formação das células.
Fontes: azeitona verde, laranja, banana, arroz integral, tomate, carnes, lentilha, espinafre.

Magnésio: atua na formação dos tecidos, ossos e dentes, ajuda a metabolizar os carboidratos.
Fontes: leguminosas, gema de ovo, salsicha agrião, espinafre, cebola.

Manganês: importante para o crescimento, intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1.
Fontes: cereais integrais, amendoim, nozes, feijão, banana, alface, beterraba.

Silício: age na formação dos vasos e artérias e é responsável pela sua elasticidade, atua na formação da pele, atua na formação da pele, das membranas celulares, das unhas e do cabelo.
Fontes: amora, aveia, escarola, alface, abóbora, cebola, azeitona.

Flúor: forma os ossos e dentes, previni dilatação das veias, cálculos da vesícula e paralisia.
Fontes: agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola, couve – flor, maça.

Cobre: oxida o ferro e age na formação da hemoglobina ( pigmento vermelho do sangue).
Fontes: centeio, lentilha, batata, ameixa, passas, espinafre, figo seco.

Sódio: impede o endurecimento do cálcio e do ferro, previni a coagulação sanguínea, ajuda a reter liquido.
Fontes: salsão, cenoura, , agrião, cebolinha (verde), queijo, nozes, aveia.

Enxofre: metaboliza as proteínas, facilita a digestão. È bom para a produção do colágeno, unhas.
Fontes: nozes, alho, cebola, batata. repolho, rabanete, laranja, abacaxi.

Zinco: atua no controle cerebral dos músculos, participa do metabolismo das proteínas e carboidratos.
Fontes: carnes, ovos, peixes, fígado, leguminosas, nozes.

Cobalto: age junto com a vitamina B12, estimulando o crescimento e combatendo as afecções cutâneas.
Fontes: está contido na vitamina B12 e tomate.

2 comentários

  1. Ter uma dieta saudável depende de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais. http://alimentosricos.com

  2. Andrea Nascimento

    Olá Michel!
    Com certeza, uma dieta saudável depende muito desses alimentos que são ricos em vitaminas e sais minerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


9 + = 13

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top

Ajude a manter o Saúde à Mesa no ar, faça uma doação. Qualquer valor é bem vindo.